Insatisfação

Leitura do Sanep gera indignação de clientes

Com alegação de hidrômetro inacessível e aplicação da média de consumo, valores das contas surpreendem clientes que precisam parcelar a conta

Foto: Jô Folha - DP - Dificuldade em encontrar uma explicação plausível para a diferença está causando descontentamento dos usuários

A cobrança parcelada de um mês de conta do Sanep referente ao novo método de leitura e envio da fatura parece ter ficado esclarecida para os usuários. Mas o que alguns não compreendem são os valores exorbitantes cobrados de um mês para o outro, sendo que não há nenhuma alteração na média de consumo, como mostram os hidrômetros. A dificuldade em encontrar uma explicação plausível para a diferença, sempre para mais, tem deixado os usuários indignados e, para não ficar com o nome "sujo no mercado", acabam por parcelar a dívida.

A técnica em enfermagem Daniela Pires Félix mora em Santa Catarina, mas sua família reside na travessa Seis da rua Paulo Zanotta da Cruz, sendo que a conta de água está em seu nome. Acostumada a pagar uma média de R$ 60,00 a R$ 70,00, surpreendeu-se com uma fatura de R$ 357,00 no mês de setembro. No primeiro contato com a autarquia, sugeriram um vazamento, mesmo os números ficando intactos com todas as torneiras e chuveiros fechados. Numa segunda tentativa da cliente pelo WhatsApp, ela solicitou os valores das contas com vencimentos em março, setembro e outubro, para fazer um comparativo. Os valores foram R$ 44,97, R$ 350,95 e R$ 70,95 respectivamente.

Junto com a solicitação, a autarquia enviou uma explicação: "No caso do valor de setembro, foi cobrada a diferença do uso de média comparado ao consumo real. Esse tipo de situação acontece quando não é possível fazer a leitura por dificuldade de acesso ou dificuldade de leitura do hidrômetro. Com isso, é cobrada a média dos últimos 12 períodos. No momento seguinte em que se conseguiu efetuar a leitura, foi constatado um valor superior de consumo ao valor estipulado da média." A resposta não convenceu. "O que não consigo entender é por quê não notificaram", questiona.

A reportagem esteve no endereço e constatou que não há dificuldade em fazer a leitura do hidrômetro. De acordo com as contas dos dois meses anteriores, mostradas à reportagem pelo irmão de Daniela, Christian Félix, aparecem no boleto os registros de hidrômetros com as seguintes numerações 2226 e 2255, o que corresponde a 29m³ consumidos entre agosto e setembro, ou seja R$ 155,44, valor que mesmo somado às taxas de lixo e serviço básico, não somaria R$ 200,00. Sem poder negociar presencialmente, por morar em outro Estado, e sem muita margem ao diálogo, a usuária optou em dar uma entrada de R$ 27,54 e parcelar o restante em 13 de R$ 25,42.

"A atitude do Sanep é desleal com quem sempre pagou as contas certinhas. Nunca nos notificaram sobre a dificuldade de realizar a leitura do hidrômetro e, quando vejo, tenho essa surpresa. A autarquia nem faz questão de justificar esse absurdo de valor e ainda dificulta o repasse de informações sobre contas anteriores", desabafou.

A situação se repete com uma moradora da rua Abrilino Ferreira Cardoso, nas Três Vendas. Como vive sozinha, pediu para não ser identificada. A conta do Sanep do mês teve 46,95% de aumento, com o consumo de 6m³, o que equivale a R$ 32,16 cobrado duas vezes. Na segunda, a justificativa é a mesma de Daniela: diferença do uso de média comparado ao consumo anterior.

Acessibilidade

Em uma residência no Laranjal, o erro, para mais, na leitura do hidrômetro foi justificada como "HD inacessível". A proprietária, que prefere não se identificar, buscou esclarecimentos pelo WhatsApp do Sanep, enviando imagens do equipamento para justificar a acessibilidade. "O registro está fechado desde março, pois é casa de veraneio, e foi cobrado o consumo de 4m³, sendo que na própria conta aparece a relação de consumo de abril a agosto como zerado." Até ontem, ela não havia recebido retorno da autarquia.

O que diz o Sanep

O Sanep explica que a leitura é feita por servidores e apoio de serviços de campo de terceirizados e que, em média, este ano 70 pedidos de revisão de leituras são encaminhados por mês, em um universo de 148 mil economias.

Sobre a inacessibilidade ao hidrômetro, a autarquia diz que sempre que é verificada incompatibilidade entre a situação existente no local e aquela informada no momento da leitura, é feito um levantamento no local para averiguação, e tanto o leiturista quanto o cliente são orientados. Quando não há condições de realizar a leitura, a média é calculada de acordo com o que determina a Lei 6294/2015, no artigo 5º, inciso 2º: "Quando a leitura por qualquer motivo não puder ser realizada, o cliente, além do serviço básico, será cobrado pela média de até 12 meses em que houver consumo".

Já quando um domicílio está fechado e há cobrança de consumo, o Sanep diz que a situação varia em cada caso, pois há diferentes razões e, sem que seja feita análise específica, acaba-se no campo das especulações. A orientação é que os clientes procurem pelo atendimento do Sanep, seja de forma presencial ou remota, para receber o retorno correto sobre a sua respectiva solicitação.

A autarquia diz que em relação à situação de Daniela Felix foi detectada desconformidade no registro da leitura durante a transição para o novo sistema comercial do Sanep, ocorrida em agosto. Já foi encaminhada para correção da fatura deste cliente. "Trata-se de algo passível de ocorrer diante de uma grande inovação em um universo de quase 150 mil economias. O Sanep modernizou o seu sistema comercial e, no processo, procurou traçar todos os imprevistos possíveis após a transformação e conseguiu minimizar a enorme maioria, mas naturalmente algumas intercorrências iriam acontecer. As equipes estão preparadas e trabalham ininterruptamente para qualificar cada vez mais a relação da autarquia com os clientes, seja por meio de processos automatizados ou pelo atendimento direto ao público", diz parte da nota enviada.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Acordo entre hospitais e Prefeitura deve adiar fechamento de leitos Anterior

Acordo entre hospitais e Prefeitura deve adiar fechamento de leitos

Entidades investigam aumento de feminicídios Próximo

Entidades investigam aumento de feminicídios

Deixe seu comentário